Cultura Nordestina

Os estados que compõe a região Nordeste são: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Festejos Nordestinos:

O carnaval e as festas juninas são os dois dos principais festejos da região Nordeste. O carnaval é o evento popular mais famoso dessa região, especialmente em Salvador, Olinda e Recife. Milhares de turistas são atraídos para o carnaval nordestino, que se caracteriza pela riqueza musical e alegria dos foliões.

Carnaval de Salvador

As Festas Juninas representa um dos elementos culturais do povo nordestino. Essa festa é composta por música caipira, apresentações de quadrilha, comidas e bebidas típicas, consiste numa homenagem a três santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro. Essa festa ocorre principalmente em Campina Grande que é a cidade do Maior São João do Mundo e Caruaru.

Campina Grande - Maior São João do Mundo

São João de Caruaru

Literatura de Cordel:

A Literatura de Cordel é uma das principais manifestações culturais nordestinas, consiste na elaboração de pequenos livros contendo histórias contadas em prosa ou em versos, é o estilo literário com o maior número de exemplares no mundo.

Cordéis

Culinária:

A culinária do nordeste é bem diversificada e destaca-se pelos temperos fortes e comidas apimentadas. Pratos típicos: carne-de-sol, buchada-de-bode, sarapatel, vatapá, cururu, feijão verde, canjica, tapioca, pamonha, etc.

Canjica

Artesanato:

O artesanato é muito variado, destacam-se as redes tecidas, rendas, cerâmicas, madeira, argila, garrafas com imagens produzidas de areia colorida, produtos de couro, etc.

Garrafas com imagens produzidas de areia colorida.

Por: Renata Kelly e Ana Luiza

10 melhores praias do Nordeste:




As 10 melhores praias do Nordeste

1. Fernando de Noronha – Pernambuco
Além do fato de possuir uma beleza estonteante, Noronha faz parte de um Parque Nacional Marinho com uma rígida estrutura em relação ao patrimônio ambiental, que procura adaptar o homem à natureza e não o contrário. Enquanto essa estrutura for mantida, a Baía do Sancho, a Praia do Leão e a Baía dos Porcos, naturalmente belas, estarão sempre no topo de qualquer lista de praias perfeitas.  O arquipélago é formato por 21 ilhas, ilhotas e rochedos, totalizando cerca de 26 km² de extensão. O arquipélago é um dos lugares mais bonitos e preservados do planeta e se mantém assim desde seu descobrimento, em 1503, pelos portugueses. Fantásticas praias desertas, trilhas em meio à exótica vegetação e um dos mares mais limpos do planeta, riquíssimo em peixes multicoloridos, e com visibilidade que pode ultrapassar os 40 metros. Não é à toa que as tartarugas-marinhas escolheram o arquipélago para desova e os golfinhos, para o descanso e acasalamento.

2. Jericoacoara – Ceará
A praia de Jericoacoara foi considerada por várias revistas internacionais como a mais bonita do país e uma das dez mais lindas do mundo. Suas dunas móveis gigantes, a oscilação de suas marés, as lagoas transparentes, mangues, mata restinga, coqueirais, serrotes, formações rochosas, pedras moldadas pela força dos ventos, morros, toda sua extensão litorânea compõe realmente um cenário impressionante. Os moradores da região ainda guardam a inocência e pureza de quem se manteve afastado da civilização moderna. Eles se referem à Jericoacoara pelo apelido carinhoso de Jeri e os turistas que visitam este recanto são tratados não apenas como visitantes, mas como amigos transformando-se em cúmplices desse lindo lugar. Os segredos dos piratas que ali chegaram à 400 anos ainda pairam no ar fazendo deste recanto um lugar mágico, único no planeta.

3. Porto de Galinhas – Pernambuco
Há oito anos foi criado um concurso pela revista Viagem & Turismo e desde então Porto de Galinhas é eleita, de forma invicta, como a melhor praia do Brasil pelos leitores. É conhecida nacionalmente pela beleza de suas piscinas naturais. Seu nome teve origem quando o tráfico de escravos já estava proibido. Mesmo assim, contrabandistas aportavam com os porões cheios de africanos e, para despistar, gritavam: “Tem galinha no Porto!”. Distante apenas 60km do Recife, o balneário de Porto de Galinhas recebe anualmente cerca de meio milhão de turistas em busca de sol, mar e natureza. O passeio de jangada por esse tanques naturais proporcionam uma experiência inesquecível. Durante o percurso, enormes cardumes de peixes chegaram bem perto do barco demonstrando que não conhecem a ação predatória do homem.

4. Praia do Espelho – Bahia
O litoral baiano abriga verdadeiras jóias da natureza e um dos locais que faz parte desse tesouro, sem dúvida é a Praia do Espelho. Praia do Curuípe é o nome oficial dessa belíssima extensão de areia e águas claras. Ela ganhou o apelido de Praia do Espelho por causa do efeito provocado pelo reflexo do sol nas piscinas naturais formadas pelo mar. Localizada no distrito de Caraíva, dento do município de Porto Segura, a Praia do Espelho é uma ótima opção para quem deseja sossego, sol e mar. Celebridades nacionais e artistas internacionais já se refugiaram nesse paraíso que até 2006 não possuía energia elétrica. Atualmente, no distrito de Ceraíva está sendo instalada uma rede de energia com fios subterrâneos. Esse tipo de iluminação foi escolhida para não prejudicar o estilo rústico e aconchegante do vilarejo. O visitante desde lugar pode sentar-se em uma cadeira à beira da praia e admirar a linda paisagem, durante o dia banhado pelo sol, protegido pela sombra de um coqueiro, à noite, sob a luz da luz e das estrelas.

5. Trancoso – Bahia
Sob as encostas da vila podemos encontrar maravilhosas praias e areias brancas margeadas ao norte e ao sul por rios que correm para o mar. É lá que se escondem grandes dunas de areia e pequenas piscinas naturais para nadar e relaxar. O Quadrado de Trancoso reserva muitos lugares históricos, simpáticas lojas e artesanato, além de excelentes restaurantes. À noite, as luzes das tochas e velas iluminam as casinhas enquanto nativos e turistas podem ser vistos passeando sob o luar. Como Trancoso tem uma extensão de praias enorme, cada uma recebe um nome, porém todas são conhecidas comumente por Praias de Trancoso. São praias de águas mornas e transparentes, coqueirais, mangues, rios e uma mistura de raças e credos.

6. Canoa Quebrada – Ceará
Tem 365 dias de sol por ano, pouca chuva, mar calmo e transparente, de um verde quase azul, enormes dunas multicoloridas e uma zona desértica de fascínio raro e selvagem. Seu clima é sempre agradável (entre 24 e 30 graus) com um vento forte e refrescante que oscila o ano todo e favorece a prática de surf. Existem atividades para atender todos os gostos: desde tranquilas caminhadas, vôlei de praia, frescobol, passeios ecológicos e esportes radicais como sandboarding nas dunas, passeios de bugie ao longo do litoral, excursões a cavalo ou jangada. Em 1650, o navegador português Francisco Ayres da Cunha encalhou no litoral de Canoa Quebrada. Daí vem o nome. Desde então, seu vilarejo é povoado por pescadores que sobrevivem da peca com jangadas feitas de troncos amarrados.

7. Praia do Gunga – Alagoas
Localiza-se a 33Km ao sul de Maceió e sua orla tem coqueiros a perder de vista. Areias brancas e claríssimas, tocadas por um mar de verde exuberante. A praia é formada pela saliência de um bico de areias e sempre foi a preferida pela alta sociedade alagoana que a frequenta com suas lanchas e jet skis. Para os turistas, existem as escunas que os levam até a praia logo pela manhã e buscam ao cair da noite. Do pequeno porto de atracação da Barra de São Miguel partem as embarcações – barcos, jangadas, saveiros, escunas – que levam às praias do Gunga, que é certamente a maior extensão de areais do litoral alagoano.

8. Praia dos Carneiros – Pernambuco
Localiza-se no encontro das águas escuras do rio Formoso, com as águas cristalinas do mar. Selvagem, paradisíacas, encantadora, inesquecível, são alguns adjetivos para tentar definir a Praia dos Carneiros. A maioria das praias próximas a estuários apresenta água de tonalidade escura, barrenta, porém a natureza foi generosa com Cerneiros que tem águas azuis, tranquilas, mornas, com sua barreira de arrecifes que forma piscinas naturais. Em toda sua extensão, a única construção que se destaca na beira-mar é a pequena e acolhedora Capela de São Benedito, construída há mais de 200 anos entre milhares de coqueiros que se voltam para o mar, como que para admirar a beleza do local.

9. Praia do Forte – Bahia
O nome Praia do Forte, surgiu por causa da residência fortificada, erguida por Garcia D’Ávila, almoxarife do primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Souza. Em 1551, Garcia ergueu a construção em uma colina de 70 metros acima do nível do mar e, naquela época, se chamava Casa da Torre. A lindíssima praia, ornamentada por coqueiros, tem uma grande extensão de recifes de corais que, na maré baixa, formam piscinas naturais de águas cristalinas. Além disso, as águas quentes da Praia do Forte são um convite às baleias, principalmente as da espécie Jubarte, que migram da Antártida para se acasalar, partir e amamentar. Quem visita a praia pode ter o prazer de ver esses belíssimos animais ensinando seus filhotes recém nascidos a nadar, respirar e saltar.

10. Taipus de Fora – Bahia
Sua linda orla marítima é repleta de coqueiros, areia grossa e amarela e uma variedade incrível de peixes exóticos e coloridos. Maraú, que se originou de Mayrahú, significa luz do sol ao amanhecer e era uma aldeia indígena que foi descoberta em 1705 pelos frades capuccinos italianos. Poucos lugares do mundo puderam manter seu charme e natureza preservados como Taipus de Fora. Sua atmosfera e tudo ao seu redor nos leva ao encontro do primitivo com suas piscinas em recifes e corais, vasto coqueiral, cachoeiras, ilhas e manguezais. As águas calmas e o vilarejo sossegado formam um cenário belíssimo que deixa qualquer um encantado. Inclusive, muitos de seus moradores são turistas que foram visitas o locar e por ali ficaram, atraídos pela beleza do lugar.