segunda-feira, 11 de junho de 2012

Biografia



Luiz Gonzaga do Nascimento, nasceu em 13 de dezembro de 1912 em Exu que fica em Pernambuco, já no fim de sua vida, mudou-se para Recife. O dom de tocar herdou de seu pai músico e sanfoneiro que influenciou seu filho a seguir a mesma carreira. Luiz entrou no exército em 1930 quando começou a viajar com as tropas pelo Brasil. Passou a morar no Rio de Janeiro em 1939, despediu-se da corporação tornando-se músico em casa de bailes e cabarés.
Em 1941 resolveu participar do concurso de calouros de Ary Barroso, onde apresentou sua música "Vira e Mexe", a qual lhe permitiu ser contratado pela emissora Nacional e ganhar seu primeiro sucesso "Dezessete e setecentos", composta com Miguel Lima. Juntamente com Humberto Teixeira compôs peças com temas nordestinos, dessa parceria surgiram as obras: Baião (1946), Asa Branca (1947), Juazeiro (1948), Paraíba (1950),   Assum Preto e Respeita Januário (1950).
A partir de então Luiz ficou conhecido como "O Rei do Baião" e na década de 80 de "Gonzagão", por ser pai de Gonzaguinha que também era compositor.
Quando morreu em 1989, tinha uma carreira consolidada e reconhecida. Em 1985 foi tocar em Paris e em 1987 ganhou o prêmio Shell de música. Ficou conhecido pelo seu som agreste, que era bastante apreciado pelo povo e pela mídia, o velho Lua se vestia como um nordestino típico, tocava sanfona. Era a representação da alma de um povo... era alma do nordeste cantando sua história... Ele fez isso com simplicidade e dignidade. A música brasileira só tem que agradecer.

Por: Renata Kelly e Gabriela Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário